JFSA - Sanford Meisner

Sanford Meisner

Sanford Meisner nasceu a 31 de Agosto de 1905 em Brooklyn, Nova York. Apesar de ter estudado para se tornar pianista, quando aceitou um emprego na produção do Teatro Guild da peça They Knew What They Wanted, de Sidney Howard, percebeu que era o mundo do teatro que o fascinava.

Em 1931 estabeleceu o Grupo de Teatro com outros colegas, entre eles Stella Adler, Lee Strasberg e Harold Clurman, a qual foi a primeira companhia de teatro estabelecida em Nova Iorque a utilizar e difundir o "Método" de actuar de Konstantin Stanislavsky.

 

Começa a distanciar-se do "Método", pois considera que não é útil ao actor americano para que este alcance o objectivo de "viver verdadeiramente em circunstâncias fictícias". Conclui que é necessária uma aproximação americana, que acaba por desenvolver sozinho na Neighborhood Playhouse.

 

Em 1958 parte para Los Angeles para assumir o cargo de director da Divisão de Novos Talentos da Twentieth Century Fox e onde trabalha também como actor.

 

Voltou à Neighborhood Playhouse como director do Departamento de Drama em 1964 (e até 1990).

 

Em 1985 Sanford Meisner e James Carville fundaram a The Meisner/ Carville School of Acting. Em 1995 Mesiner, Carville e Martin Barter abriram o Centro Sanford Meisner para as Artes. Mais tarde a escola e o grupo de teatro fundiram-se, dando aso ao The Sanford Meisner Center.

Sanford Meisner faleceu a 2 de Fevereiro de 1997.

Make a Free Website with Yola.