John Frey - Biografia

Argumentista                  Críticas

Entrevista de John Frey acerca da Técnica Meisner 2009

John Frey formou-se no conservatório William Esper Studio for Actors (Meisner Technique) sob a supervisão do Prof. William Esper. Leccionou em Lisboa, Copenhaga e Nova Iorque.Tem trabalhado como actor em teatro, cinema e televisão nos últimos 20 anos.

Algum do trabalho do John como actor de teatro no New York Stage são as peças de Tennessee Williams "Cat on a Hot Tin Roof" e "27 Wagons Full of Cotton", a peça de August Strindberg "Miss Julie", a peça de John Steinbeck "Of Mice and Men" e a "Retrospectiva de Bruce Nauman" escrita e encenada por Mark Wallinger. Em televisão, John participou na série televisiva "Rescue Me" com Dennis Leary. Em cinema actuou no filme de estreia de Michael Imperioli, "The Hungry Ghosts", assim como em "On the Run", "The Collection" e "The Lovebirds", realizados por Bruno de Almeida. Também participou em "Call Girl", realizado por António Pedro Vasconcelos, "Em Câmara Lenta", realizado por Fernando Lopes, e "Anja Murman’s 15 Months in May" (galardoado com o prémio de Novo Realizador no Festival de San Sebastian na Espanha).

John encenou a peça de teatro de Tennessee Williams "Summer and Smoke" no John Houseman Theater (NYC), a peça de William Mastrosimone "The Woolgatherer" no Flamingo East Theater (NYC) e a peça de Wil Calhoun "Call it Clover" no Trilogy Theater (NYC).

Escreveu o argumento "The Lovebirds" (Lisboa, 2007) realizado por Bruno de Almeida que venceu o prémio de Melhor Argumento em 2008 no Festival Internacional de Cinema de Ourense (Espanha). "The Lovebirds" foi também galardoado pelo júri do Festival Internacional de Cinema Fantasporto (Portugal) com o prémio de Melhor Filme e no Festival Internacional de Cinema de Ourense (Espanha) com o prémio de Melhor Realizador. John também co-escreveu e representou em "The Collection", filmado em Nova Iorque entre 2005 e 2006. Escreveu e realizou "Another Day" (2003), filmado em Copenhaga, na Dinamarca.

Co-escreveu a longa-metragem "Operação Outono", baseada no assassinato do General Humberto Delgado, produzida por Paulo Branco e realizada por Bruno de Almeida, filmado em Março de 2011.

Recentemente como actor "A Palestra", de Bruno de Almeida, no âmbito da celebração de Guimarães como Capital Europeia da Cultura 2012 e no filme francês "Les Taxis Rouges", de Manuel Pradal em 2013.

É também o director criativo da Below The Belt Cia. de Teatro em Lisboa, Portugal desde 2013.


 AWARDS -

Operação Outono - SOPHIA - Academia Portuguesa de Cinema - 2013 - Melhor Argumento Adaptado

The Lovebirds - Festival Internacional Ourense, Espanha 2009 - Melhor Argumento

The Lovebirds - Festival Internacional FantasPorto, Portugal 2009 - Melhor Filme , Premio Juri

15 Months in May - Festival Internacional São Sebastião, Espanha 1999 - Novos Autores


 

Make a Free Website with Yola.